Minha história com a fotografia


Lembro como se fosse hoje quando tirei minha primeira fotografia. Foi com uma câmera analógica de uma tia, que era o básico "olhar no buraquinho, centralizar e apertar no botão" e pronto, a gente só via a fotografia quando revelada. Lembro também que a foto não ficou tão ruim quanto eu imaginava, claro, um pouco sem ângulo, mas consegui capturar a cena. - risos -

Depois disso, eu sempre ficava encantada com as fotos da família, aquele momento ali eternizado, congelado e que a gente podia rever a qualquer instante, matar a saudade e dar boas risadas. Foi ali que o sonho de ter uma câmera começou, mas eu sabia que era algo fora do meu alcance no momento.

Não lembro bem a idade que eu tinha, mas era lá pelos meus seis anos, eu ganhei um walkman de um dindo e como toda criança eu fiquei toda boba com o presente. Agora vocês devem estarem pensando "o que um aparelho de música tem haver com fotografia?" Pois bem gente, depois de um tempo o velho walkman se tornou minha primeira câmera fotográfica. 

Como eu sou filha única, eu praticamente brinquei sozinha a minha infância toda. Tive uma casinha, como toda a menina tem. Tive também meus filhos, meu marido, meus amigos, tudo invisivelmente, mas com traços fortes na minha imaginação que eu lembro até hoje. Como tudo parecia um pouco irreal, como a velha calculadora era meu computador, por quê não tornar o velho walkman em câmera?

E foi assim que eu brinquei boa parte da minha infância, fotografando algo que nunca ninguém iria ver. Como eu queria que cada clique tivesse sido registrado, para hoje vocês verem até onde a imaginação de uma criança pode ir e para eu mesma ter as fotografias que ficaram apenas na minha memória. 

O tempo passou, mas a vontade de ter uma câmera real não. Mudei de cidade, consegui meu primeiro emprego e com isso a realização do meu sonho estava quase perto. Economizei cada centavinho e finalmente em 2006 eu consegui comprar minha primeira câmera, que até hoje funciona, mas que agora está em um lugar especial na minha estante. Algo que eu não irei me desfazer, pois sempre que olho pra ela eu percebo que é possível ter tudo que se quer, por mais que seja tão simples.

Com essa câmera, tirei diversas fotos e minha paixão pela fotografia só crescia e com isso o tempo passou e eu queria algo melhor do que eu tinha e então em 2009 eu ganhei minha segunda câmera, um presente da minha mãe. Com essa as fotos começaram a ficar melhores e eu "tomando jeito com a coisa". Mas, como todo mundo evolui, os sonhos também.

Novamente comecei a juntar uma graninha para ter uma câmera de acordo com o que eu precisava, como eu não tinha condições de ir além, em 2011 eu realizei um grande sonho, comprei minha primeira semi profissional. Não consigo descrever a emoção que senti quando abri aquela pequena caixa, mal sabia por onde começar a mexer. 

Só bastou eu tirar a minha primeira foto e depois tudo começou a fluir melhor, câmera e eu agora eramos uma dupla inseparável. Essa é minha companheira até hoje, quem me ensinou muito sobre fotografia e que já fez milhares de registros de momentos inesquecíveis.

Mas, pra quem pensa que eu parei por aqui, está enganado. Desde que comprei a minha terceira câmera eu venho economizando pra finalmente ter a minha profissional e a dos meus sonhos é essa. Espero que logo logo, as fotos do post sejam com ela. 

Por fim, pra mim fotografar e me refugiar em um mundo que eu posso voltar a qualquer momento, que eu posso matar a saudade, que eu posso me encontrar comigo mesma e que me permiti estar em paz com tudo ao meu redor. Fotografia não é uma distração, é uma paixão, um dom, é parte de mim.
Comentários
16 Comentários

16 comentários:

  1. Juuuuuu.
    Mais uma vez você me deixou sem palavras, mais uma vez tive uma sensação tão boa a ler um texto teu, senti tuas palavras em meu coração, lindo texto.

    Tua história é incrível e é por isso que tu tem esse dom em fotografar, em registrar momentos de forma bela, de mostrar suas fotografias ao mundo e mostrar que você tem talento.

    Você é guerreira Juu, conseguiu o que mais queria, conseguiu suas câmeras com esforço, muita luta e determinação, mesmo quando era algo imaginário que existia em sua mente e claro, no seu coração.

    Que tua nova câmera chegue logo (não só porque depois disso tu vai ganhar dinheiro pra visitar a linda que fala aqui haha), mas porque tu merece, tu vai conseguir ela logo logo tenha certeza.

    Mas saiba que pode ser com a câmera que tu tem, a que deseja ou um celular de péssima qualidade de imagem, suas fotos são lindas, porque teu dom, teu talento tá em você, no seu coração e isso é independente da câmera.

    Enfim, que seu sonho se realize, sua inspiração te acompanhe e você tire milhares de fotos por toda tua vida, porque eu sei o talento e amor por fotografia, vai tá com você até o último dia de sua vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como é maravilhoso ler um comentário assim e saber que tenho pessoas como você torcendo por mim e que admira o que faço. Obrigada por tudo Minoca!

      Quando tu notar já estarei na Bahia, com a minha câmera de companhia pra tirarmos muitas fotos desse lugar lindo.

      De coração, obrigada por tudo. ♥

      Excluir
  2. Fotografar é algo muito bom. Assim como você também tive uma familia e amigos imaginarios quando criança e uma daquelas cameras de bricar que vão mudando as fotos dos bichinhos, tem girafa, macaco e outros. Eu amava usá-la para brincar, ficava brincando de tirar fotos de todo mundo. E a minha primeira camera que era compartilhada com os meus pais veio em 2008 ou 2009 não tenho certeza.

    Adorei saber da sua história com a fotografia. Ela nos proporciona guardar momentos unicos da nossa vida e não há nada melhor que isso. Beijão <3

    http://detalhesamor.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre quis ter uma dessas câmeras, mas onde eu morava não era possível encontrar. Só depois de adulta que eu conheci uma e até tive vontade de comprar. rsrs' Na verdade, quando vou em uma lojinha daqui, eu penso em ter uma ainda. ohaiohdiahdo'

      Fico feliz que tenha gostado Keith, é sempre muito bom ter você por aqui. ♥

      Excluir
  3. Que texto lindo! Temos em comum o amor pela fotografia, sempre gostei de me aventurar quando viajava, fotografava a família, paisagens, sertão, mar, flor, tudo o que via e aonde ia. Eu tenho uma Sony semelhante a sua segunda câmera, que pra mim tem servido pro hobby, mas já perdi muitas fotos em computador, pendrive, cd e mais... Hoje restaram os registros de família, guardo mais ou menos 3 mil fotos num pendrive com todo amor pra não perder igual a maioria dos outros (sou lerdinha assim mesmo kkkk), enfim... gostei do teu texto! Muito mesmo! Espero que você conquiste a câmera que você quer, já li sobre o modelo algumas vezes.

    Eu tô caminhando pra possivelmente comprar uma Nikon L810, que nem sei se vale a pena, preciso pesquisar um pouco mais! Se você puder me dar uma dica de uma câmera na mesma faixa de preço e que possa tão boa quanto ou melhor, super aceito! haha

    Beijos e, mais uma vez, gostei e me identifiquei muito com teu texto! :*

    mostcaffeineblogspot'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tão bom fotografar momentos assim e depois revivê-los né? Eu sempre aproveito e tiro fotos de todos quando a família está reunida. Eu não sei quantas fotos acumulo hoje, mas são mais de 100GB. Obrigada viu, quando conseguir faço post aqui no blog. \õ/

      Conheço duas amigas que tem essa câmera e já fotografei com ela, achei maravilhosa, eu compraria se fosse você. Um preço bem acessível e uma resolução excelente, vale a pena. Mas claro, eu estou a mais de 2 anos pesquisando sobre qual comprar, acho que você deve ler mais antes pra ver se ela abrange tudo que você quer.

      Obrigada pelo carinho e visita. Beijos :*

      Excluir
    2. Super obrigada pela dica! :*

      Excluir
  4. gostei do texto.
    mais que pareça que o sonho seja inalcançável, deveremos persistir ate conseguirmos nossas metas, nossos sonhos.
    sei bem o que é isso.
    tive e tenho ainda muitos sonhos de obtenção e persistirei ate consegui-los.

    parabens pelo texto.

    um abraço

    literaturaearte0809.blogspot.com
    @ns_rafael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca podemos desistir dos nossos sonhos, senão logo a frente eles desistem da gente e nunca mais voltam. É nisso que eu acredito e sei que por pensar assim, irei conseguir.

      Abraços.

      Excluir
  5. Sabe, eu venho economizando para esse ano tentar comprar uma semi, pois até hoje tiro fotos com uma digital comum.

    Beijos
    Pepper Lipstick

    ResponderExcluir
  6. Eu adooooooooooro fotos e fotografias, mas sou amadora mesmo...Maquina simples, pequeninha...beijos,lindo fds!chica

    ResponderExcluir
  7. E você vai conseguir Ju. Você sabe o quanto sou tua fã, mais uma vez parabéns por esse talento incrível.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi, essa é minha primeira visita no seu blog, adorei seu texto, você escreve super bem! Eu tenho sonho de ter uma câmera dessas, amo fotografar!
    To curtindo sua pagina!

    www.garotadeestilo.tk

    ResponderExcluir
  9. Oi Juliane, tudo bem? Amo demais seus textos e tenho um blog parecido com o seu. Porém, hoje me deparei com um comentário maldoso sobre meu estilo de escrita e isso me deixou entristecida. Poderia me dizer como lida com isso? Você já passou por situações assim? Obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
  10. Eu sou desde pequena apaixonada por foto. Minha mãe dizia que até pro banheiro eu levava a câmera hehehehe. Hoje eu to louca por uma semi profissional... mas to esperando arrumar um emprego ):

    ResponderExcluir
  11. Siim, não é apenas uma distração, amo demais fotografar..
    Não é a toa que faço faculdade de fotografia..

    Vamos que vamos *-*

    kisu
    www.eraoutravez.com

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo.
Mas não esqueça, aceito suas palavras se você aceitar as minhas.

Att. Juliane Bastos


Designer por Juliane Bastos e Pâmella Ferracini exclusivamente aos 3 anos do blog.