Sobre amor e paixão



Sempre tive uma opinião muito bem formada sobre esses dois tão confusos e complexos sentimentos. Para mim vivemos o amor somente uma vez, enquanto a paixão temos a oportunidade de encontrar a cada novo dia.

Defendia minha opinião e sempre desejei ter um amor pra vida toda, do que ser refém de paixões dolorosas. Sem querer entender o que cada um achava a respeito e principalmente o que os outros sentiam.

Cheguei a me perguntar, se por acaso eu já havia amado uma vez, não teria a oportunidade de amar novamente sem ser a mesma pessoa? Fiquei revoltada com minha própria pergunta, ao ponto de escutar outros corações além do meu.

Então me dei conta que a maioria dos meus textos e poemas transbordavam paixões. Daquelas paixões que doem sim, mas que me inspiraram muitas palavras lindas e que marcaram minha vida. Paixões que ficaram distantes, que acabaram com os dias, mas não deixando de serem bons sentimentos.

Novamente me perguntei. Será que eu já amei? Fiquei por minutos entre cada palavra da minha pergunta e por fim veio a resposta. Já sim, eu já amei, ou melhor, eu amo. Tenho comigo o meu amor, um sentimento que a todo o momento se renova com a esperança de ser o grande causador dos meus sorrisos. Um sentimento puro, que alegra minhas noites, que é a inspiração de outros poemas e faz minha vida não ser tão escura como muitas paixões fizeram ser.

Hoje, prefiro a calmaria do amor, o silêncio romântico das suas palavras e a maneira tão simples que podemos senti-lo sem nos cobrarmos tanto se der certo, ou não.

A paixão tem sim seu lado bom. É aquele sentimento que te impulsiona a viver o agora, que não faz muitos planos e nem se importa com o que vai acontecer amanhã. A paixão te faz suspirar em dias nublados, te faz cantar sozinha na rua e te deixa fora de uma realidade dolorosa, que nem tudo são flores, ou seja, nem toda a beleza que vemos quando estamos apaixonados existe.

Por fim, acredito que uma paixão vire um amor.
Mas e o amor, é capaz de se transformar em paixão?
Comentários
17 Comentários

17 comentários:

  1. Oiii Juliane, menina penso como vc rsrs é engraçado né, mas acho a paixão de certa forma um sentimento perigoso, pois agimos sem pensar o que várias vezes nos leva a fazer coisas que depois nos arrependemos amargamente rsrs. Já o amor é mais sereno e de certa forma mais pé no chão, pois não são aqueles sentimentos avassaladores que nos derrubam, mas são sentimentos de bem querer e paz... Ah sei lá quando comento isso com alguém me chamam de louca. Mas, sabe que as vezes sinto um pouquinho de saudades daquele torpor que a paixão causa? kkkkk só as vezes kkkk

    Beijos seguindo aqui :)

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre achei que o amor é como uma planta que primeiro é uma semente e dependo do solo que será plantada... A gente se apaixona por alguém e fica logo boba, mas essa paixão pode trazer ardua dor ou/e muita alegria, e sempre quente. E aí depois de um tempo a gente descobre o que está sentindo, se faz bem essa paixão está se transformando em amor, mas não acredito que amor se transforme em paixão ele só faz ela crescer ou surgir. É tão difícil falar sobre esses sentimentos tão sublimes, aposto que nem dá para entender o que escrevi rs', mas sabe apesar de a paixão, às vezes, fazer sofrer ela traz sabedoria e o amor como você disse sempre nos mostra a calma.
    http://mundrose.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ju, também sempre achei que paixão é um sentimento que acaba com os dias, nada comparado com o amor de verdade. Já me perguntei uma vez se havia amado e não soube responder, mas hoje eu sei que já amei e amo. Paixões se vão com o tempo, amor permanece dia após dia, cada vez mais forte.

    Beijos,
    Monique <3

    ResponderExcluir
  4. A paixão, o amor e o ódio são sentimentos muito próximos e são constantemente confudidos.

    ResponderExcluir
  5. Olha, eu acho que amor é sim capaz de se transformar em paixão e vice versa. Acho isso complexo demais, por isso nunca falei muito sobre. Acho que uma paixão pode destruir um amor, e assim o amor virar paixão e como eu acho que se ama apenas uma vez na vida, o amor vira paixão quando você descobre outra paixão que, por um acaso, virou amor. Entendeu? Pois é. Confuso.
    Olha, é isso que eu acho...Mas será mesmo que é assim que as coisas funcionam? Só vivendo pra saber,viu?
    http://www.senhoritaliberdade.com

    ResponderExcluir
  6. Paixão é aquela coisa intensa, aquela aventura, o coração pulsando mais rápido a cada segundo.. o amor não, o amor é tranquilo, também intenso, mas não passageiro..
    não concordo que amor seja sentido uma vez apenas. pois pensa comigo, um casal que passou 10 anos casado se separa, e começam a viver outro romance, em que existe amor.. então no casamento deles não ouve amor ? eu penso que existe diversas formas e diversos graus de amar, e que pode sim acontecer mais de uma vez.
    quanto ao amor se transformar em paixão acho meio improvável.. essa calmaria toda, virar um sentimento ardente..
    ficou ótimo seu texto *-*

    http://leideanediniz.blogspot.com :*

    ResponderExcluir
  7. É de fato muito bom ter alguém com quem compartilhar as alegrias e tristezas, um amor. Hoje tenho a sorte de ter uma pessoa assim ao meu lado, mas não foi sempre assim.... Já passei por pequenas paixões que na época eu chamava de 'amor'.
    A verdade é que a paixão é um amor disfarçado. Quando vivenciamos tal sentimento, achamos que é verdadeiramente um amor, porém muitas vezes é apenas uma ilusão, algo que hipnotiza e nos faz viver uma tempestade boa.
    Não acredito que um amor venha a se transformar em uma paixão. Amor é único, sente uma vez só na vida. É como costumam dizer, o amor verdadeiro nunca acaba, e se um dia termina, é porque não era amor, e muito possivelmente, era uma paixão disfarçada.

    ResponderExcluir
  8. Ju,

    Talvez a melhor definição pro amor, seja a que cada individuo por si só dá. Por que cada um sente de um jeito, somos todos diferentes, não há por que do amor, ele que é tão irreverente ser igualzinho.

    Ou melhor, a essência do amor é a mesma pra todos, mas a forma de interpretar de cada individuo o torna diferente.

    Espero que não tenha ficado muito confuso.

    Ah, e sobre a paixão: Ela vem só pra deixar a gente com vontadinha de encontrar um amor (ou vários). *-*

    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. A paixão de certa forma mantém o amor. Já que ela se renovando a cada dia é que mantém o amor aceso.
    Mas claro que isso acontece quando uma paixão de transformou em amor, não permaneceu estática e esfriou.
    Acho que amor duradouro e paixão diária é a combinação perfeita *-*

    ResponderExcluir
  10. Sempre vi esses sentimentos como 'primos' mas ao mesmo tempo tão distantes. É complexidade que apenas os sentimentos possuem. Um tem fama de verdadeiro, calmo, duradouro. O outro já se mostra como 'coisa de momento', caloroso, passageiro.

    È comum achar que a paixão tras dor e que o amor é um doce. Por isso desde a infância somos motivados a encontrar o amor de nossas vidas e não a paixão. Porque o amor tem esse conceito, talvez real ou não, que é único e pra sempre.

    A paixão está mais presente na vida das pessoas. Afinal, todos já nos apaixonamos e desapaixonamos milhares de vezes. Paixão, tem começo, meio e fim. Por isso é complicado dizer se já amamos, porque amor é aquele que nasce e não fim.

    Eu amo, não alguém como muitos pensam quando se fala em amor. Eu amo o que existe em mim, o amor é um sentimento que tenho como base de tudo. Então, como não amar?

    Acho que os dois sentimentos se complementam. O amor precisa da paixão, para tirar a calma, para dpa intensidade, aquela sensação de estar apaixonado. Assim como a paixão precisa de tranquilidade, dá segurança do amor. Paixão pode virar amor, amor pode virar paixão...esses sentimentos são faces da mesma moeda.

    Minha Juu, que texto lindo. Que encanto, bela visão dos dois sentimentos, bela definição para algo que tu tanto fala. Sou sua maior fã.

    ResponderExcluir
  11. Concordo sobre o q falou sobre paixão, podemos encontrar a cada dia. Mas o amor eh diferente...
    Escreve mt bem, parabéns!
    http://tuestremendodeus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oie querida!
    Vim passar aqui para lhe convidar a participar do depositando sonhos, onde você me indica um tema, eu escrevo um texto, e você ganha um post com direito a indicação e entrevista sobre o blog!
    É só olhar aqui as regras:
    http://asoonhadora.blogspot.com.br/2012/04/participe-depositando-sonhos.html
    Deus abençoe

    ResponderExcluir
  13. Eu prefiro o amor, porque o amor é um sentimento brando, perfeito, que nos acalma mesmo que aja uma tempestade.

    ResponderExcluir
  14. Oi Ju!!
    Concordo com o que tu disse, também acho que a paixão encontramos a cada dia. Mas acredito que paixão seja assim, nos mantém com aquela empolgação, mas não pensamos muito sobre.
    Já o amor é mais profundo, nos permite pensar sobre o que é amado, o conhecer aos poucos e mesmo assim continuar amando. É mais tranquilo, aconchegante...

    Adorei tuas palavras!
    Beijo grande!!

    ResponderExcluir
  15. Tenho uma opinião que se assemelha com a sua. Amor eu já senti e sinto pela minha família e meus amigos, agora paixões eu já tive milhares, rs. Acho que amor (sem ser o fraternal) eu já senti sim. Por uma pessoa.

    ResponderExcluir
  16. Cara autora. Uma mulher de apenas 22 anos em alguns anos passados seria imcapaz de falar nestes sentimentos. Porém hoje como as experiências começam mais cedo, acredito que você já disponha de um histórico palpável para defender suas ideologias sobre amor e paixão. Dois sentimentos iguais e distintos, um não vive sem o outro, pois amor sem paixão não há o "fogo" que apimenta a relação e paixão sem um pouco de amor próprio nos deixa sem a visão do momento certo de parar. Parabéns.

    ResponderExcluir
  17. Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)….

    Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes).



    Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre sw de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que sw venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele sw não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…).

    Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas the manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoárá e sua vida não será mais a mesma.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo.
Mas não esqueça, aceito suas palavras se você aceitar as minhas.

Att. Juliane Bastos


Designer por Juliane Bastos e Pâmella Ferracini exclusivamente aos 3 anos do blog.