Minha forma de escrever


Nunca criei uma fórmula secreta e nem me inspirei em alguma inspiração alheia. Claro, todos nós temos nossos autores favoritos, mas o que nos diferencia é escrevermos sobre assuntos clichês com uma visão completamente diferente do que já foi escrito. Tudo que escrevo vem inteiramente de mim, dos meus sentimentos diversos e de várias fases que passei.

Não costumo me inspirar em frases de alguém, ou em algum filme que eu olhei. Obviamente eu admiro tudo que leio e muitas vezes queria ter a percepção que  tal autor tem ou até mesmo aquele sentimento que muitos blogueiros adquirem com o passar do tempo. Gosto de ter algo meu, desde a primeira letra até o ponto final.

Geralmente escrevo sobre sentimentos que me afligem, sobre momentos que me fizeram feliz e uma ficção ou outra pra sair um pouco da realidade, mas até os meus contos irreais tem muita realidade em volta. Já tentei muitas vezes “inventar” sentimentos e palavras, mas me saí mal, acabei escrevendo algo totalmente fora do meu interior, tornando-se assim completamente irreal.

Gosto de descrever situações, como um dia de chuva ou um final de tarde. Acho momentos assim inspiradores, que nos fazem refletir e abrir a mente para novos sonhos e com isso surgem novas palavras. Antigamente eu tinha um caderno onde escrevia meus textos, hoje o cansado notebook é o meu aliado nesses momentos de inspiração.

O pior momento para quem gosta de estar sempre escrevendo é a falta de inspiração. Momentos assim são angustiantes e muitas vezes estão ali pra barrar qualquer tipo de frase ou até mesmo palavras que você quer tanto escrever. Minha dica, é sempre esperar pelo amanhã, não adianta forçar seus pensamentos e nem deixar arquivos lotados de rascunhos. Espere, como surgiu um dia, surgirá boas palavras em outro.

Pra que algum texto, poema ou conto saia me agrade, necessito sempre escutar alguma música digamos “melosa”. Músicas assim sempre fazer fluir minha imaginação, causando dentro de mim um emaranhado de coisas que já vivi, horas me confundindo qual sentimento seguir, outras me fazendo escrever sobre todos eles juntos.

Então, não há segredo para escrever aquele texto que fará muitos ficarão boquiabertos com tamanho sentimentalismo. Você tem que ter três coisas: sentimentos, boa escrita e imaginação. Nenhum sentimento será bem recebido sem uma boa escrita e nenhuma boa escrita será entendida sem imaginação.

Faz algum tempo que as pessoas me perguntam como eu encontro inspiração, como eu consigo descrever tão bem os sentimentos. Pois então hoje eu vim contar da melhor forma – através das palavras – onde eu busco inspiração para cada frase e texto.
Comentários
29 Comentários

29 comentários:

  1. Nossa... Adorei seu post, Juliane. Muito bem escrito e articulado. Quando escrevo quero fugir do que todos estão acostumados a ver; quero me entregar de corpo e alma, e fazer com que meus leitores imaginem um lugar, uma situação. Cada um cria o que consegue perceber.
    Parabéns. :)

    ResponderExcluir
  2. Realmente, para escrever é preciso sentir. E as melhores inspirações são as coisas singelas da vida, como a chuva que cai ao final da tarde ou a forma como o céu adquire uma coloração alaranjada/salmão durante o pôr do sol. Cada um tem uma percepção diferente, mas como humanos que somos, completamos uns aos outros com nossas palavras. E você escreve seus sentimentos maravilhosamente, Ju. Quisera eu saber expressar o que sinto sem parecer confusa na maior parte das vezes como você o faz. Lindo, lindo texto.
    Bjo.

    ResponderExcluir
  3. Post inspirador! Eu estou bem no momento sem ter uma ideia boa. Quando surge algo, tenho que escrever logo, para que assim não fuja da mente. Eu também costumo escrever sobre algo que sinto, quando sinto tristeza, escrevo sobre aquele momento aquela angustia, isso faz com que a dor vá diminuindo e choro acabando.

    Foi muito bom saber dá onde vc tirá inspiração, e um exemplo para aqueles que se aventuram no mundo da escrita!

    Bjs

    daimaginacaoaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa,basicamente, como é contigo, acontece comigo. Eu não tenho o costume de escrever diariamente, mas quando escrevo eu gosto do que leio. E é engraçado como pequenas coisas podem me inspirar, até um sorriso já me inspirou.. Que bom, que não sou a única a ser motivada por música e tal HAHAH gostei bastante do blog, vou seguir :D Aparece lá no Point Of View depois!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, de verdade. Super bem escrito, e admiro muito seu gosto pelas palavras, e a intensidade com que você passa isso pro papel, ou para o notebook. Parabéns !
    http://consumistaaosquinze.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Super concordo! De fato, todos temos a nossa maneira específica de escrever, mas sem uma inspiração pessoal, o texto se torna um clichê, ou ainda uma outra coisa, deformada, forçada, que ninguém gosta porque não tem nenhuma realidade.
    Mas pelo menos você tem essa "fórmula" definida, porque eu não tenho. Simplesmente escrevo quando algo esta transbordando em mim. Se não for um sentimento, eu busco algo para escrever sobre, e entrelaço um tema totalmente fora da minha vida comigo. Claro, nem sempre da certo, mas eu gosto kkkk
    Senti falta daqui, tenho estado muito ausente na blogosfera!
    Beeijos!

    recantodalara.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Inspiração é uma coisa, né? E nem sempre agente se inspira no que agente quer (escrever textos > inspirar em textos) e isso que eu acho mais legal! As vezes comida inspira, fotos inspiram, risadas inspiram, é empolgante, no mínimo, hhsuahsasa'
    Beijos ♥

    Conspirantes

    ResponderExcluir
  8. E é por estas e outras que quando as pessoas necessitam acalmar a alma, encontram em seus textos singelos o que precisam. Lindo jú ♥
    Beijos, boa semana. ana.

    ResponderExcluir
  9. Também tenho um blog de contos e costumo me inspirar em cada detalhe que passa despercebido pelos outros, embora me inspiro bastante nos meus autores, músicas e filmes favoritos. Ótimo texto!

    ResponderExcluir
  10. Tenho uma amiga que sempre me diz que só podemos escrever aquilo que já vivemos ou vimos, creio que esse também é o seu lema.

    Adoro os seus textos, eles são inspirantes e belos. Eu gostava bastante de escrever textos românticas, mas acho que se nós se prendermos apenas com esse estilo a gente acaba ficando careta e às vezes se prende no estilo, assim, não dando conta de escrever um texto crítico, por exemplo.

    Bom, adoro o seu blog, seus textos são ótimos...

    Beijo, beijo. :-)

    ResponderExcluir
  11. Gosto de escrever sore o que está acontecendo em minha volta.Tanto comigo quanto com as pessoas mais proximas. Vejo tudo que elas estão passando, os momentos de angustia ou de alegria, tudo isso faz a minha inspiração para escrever, algo que venha de mim, dos meus verdadeiros sentimentos.

    http://pensamentosdasgirls.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi Floor ;D
    Concurso Corre :]
    http://rebecafashionworld.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Eu concordo. Para escrever é preciso ter sentimentos, boa escrita e imaginação. Mas para transparecer os sentimentos de forma completa, é preciso ter dom, paixão por escrever! Consigo escrever tanto sobre o que sinto, quanto sobre o que não sinto. Mas não sou fã de escrever ficções, prefiro uma boa realidade, considero mais fácil de arquitetar as ideias e transformá-las em palavras. Ótimo texto!

    exclusivoparagarotas.tk

    ResponderExcluir
  14. Eu já fazia algumas das dicas que você passou e adorei todas, aprendi umas diferentes e assim espero melhorar mais e mais.
    Bjin*

    http://deardiary-sucker.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Faz tanto tempo que não apareço aqui no blog, que tinha até esquecido o quanto o você escreve bem. Até quando você vai descrever como se escreve. Gosto dos seus textos justamente porque eles são autênticos e não apenas cópias de outros.
    O blog sempre está lindo :*

    ResponderExcluir
  16. é a pura verdade, quando escrevo, escrevo o que sinto, não consigo inventar um sentimento falso, é exatamente assim, se estou sentindo algo, abro o painel e ponho tudo pra fora mesmo, mas ultimamente não sei exatamente o que estou sentindo, mas enfim :/

    www.blogmundodamoda.com

    ResponderExcluir
  17. amei flor!super concordo!

    bjão*-*

    http://biadouto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Andando por ai, descobri esse seu blog tão tudo...com layout perfeito e tudo o que se pode ser definido como interessante..
    Adorei, já estou seguindo.. ^^
    Se puder seguir de volta agradeço

    Ah, aceita parceria??
    Aguardo sua resposta

    http://embalaco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Oi , seu blog está lindo , nossa suas palavras me inspiram muito , sua vida deve estar cheia de emoções , sejam elas boas ou ruins , pois sua escrita mostra muito os sentimentos que vooç está sentindo naquele momento .Bom estamos tendo um concurso no patroinhafashion.blogspot.com e conto com vooç para participar , estamos nos últimos dias para participar ...
    bjs
    geeh'

    ResponderExcluir
  20. Adorei o blog *-*
    Verdade não há segredos para se escrever, apenas sentimos e escrevemos.
    Amei saber que tu és gaúcha, eu também sou, mas de Porto Alegre.


    Participe do 1º sorteio do Tecido Doce:
    http://tecido-doce.blogspot.com/2012/01/pinches-vintage-sorteio.html

    ResponderExcluir
  21. Encontrei o seu blog no da Ana (linguagem da alma) e concordei muito com o que você falou. Penso que os momentos são as causas para a inspiração do texto e não o contrário. Já passei muito por essa angústia de querer colocar algo para fora e simplesmente apagar e escrever diversas vezes a mesma linha. Gostei muito da naturalidade e da beleza que você descreveu tudo isso. Estou seguindo. Beijos, Bia.

    ResponderExcluir
  22. Você sabe mesmo escrever, tem criatividade pra isso e são poucas que possuem esse dom.
    É sempre bom estar escrevendo sentimentos , eu faço isso no tumblr e lá ficam pra depois eu ver.
    aqui é mt lindo, já estou seguindo. Segue de volta e comenta lá no IT? bjos
    http://innocenceteen.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Que linda! Muito talentosa você *-*

    Adolecentro

    ResponderExcluir
  24. Bem legal a forma de abordagem do texto.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  25. Oie Juuu!
    Que bacana esse seu espaço! E que legal esse seu post!!!
    Cheguei aqui justamente buscando algo sobre "como inspirar-se para desenvolver bons textos" e encontrei, na serenidade de suas palavras, mais do que buscava... a confirmação de que - na realidade - não existem receitas prontas, nem um segredo escondido a sete chaves... inspiração, assim como felicidade, não se busca exteriormente. Permite-se até tomar algo ou alguém como incentivo, mas cabe a nós - e a somente nós - a deliciosa missão de observar e transmitir, em palavras, aquilo que carregamos internamente.
    Adorei!
    @JuhBarreto
    www.prejornalismo.com

    ResponderExcluir
  26. Não resisti e acabei "resenhando" seu blog no meu Território de Meninas, dá uma olhadinha lá depois:
    http://www.territoriodemeninas.com.br/2012/02/observatorio-da-blogosfera-o-que-sente.html

    Beijos
    @JuhBarreto

    ResponderExcluir
  27. ALERTA!
    A PARCERIA BLOGUEIRAS UNIDAS ESTÁ FAZENDO UM RECADASTRAMENTO.
    AGUARDAMOS SUA VISITA AO BLOG DA LISTA DE DIVULGAÇÃO PARA
    CONFIRMAR SEU LINK E REFAZER SUA INSCRIÇÃO PARA 2012.
    http://listadedivulgacaoblogueirasunidas.blogspot.com/
    O PRAZO É ATÉ O FINAL DE MARÇO.
    OBRIGADA !
    EQUIPE BLOGUEIRAS UNIDAS.
    BU - 08

    ResponderExcluir
  28. Tua forma de escrever é muito linda. Escrever o que temos no coração é como desenhar sentimentos e colorir a vida todos os dias.

    ResponderExcluir
  29. Cara autora. Você deu várias voltas para chegar a um ponto crucial, a necessidade de algo que a faça escrever, você sente necessidade em escrever, então não existe razão para que fique algo bonito, ou como em outros textos seus que você relata estar sem inspiração. Se o ato de escrever é uma forma de aliviar alguma dor da alma, qual a real necessidade de inspiração? Se dói, é inspiração, se não dói é imaginação, se não tem nada disso, apenas não escreva, viva. Contudo, parabéns.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo.
Mas não esqueça, aceito suas palavras se você aceitar as minhas.

Att. Juliane Bastos


Designer por Juliane Bastos e Pâmella Ferracini exclusivamente aos 3 anos do blog.