Ao meu herói



Amaral Ferrador, outubro de dois mil e nove.

Meu querido avô, desde sua partida eu não tinha sentido tanto sua falta como no outubro desse ano, já faz meses que o senhor não está aqui, mas parece que só agora a tão temida saudade chegou.
Recordo-me com lágrimas nos olhos e com uma dor profunda em meu coração de minha infância, de tempos atrás que eu o tinha do meu lado quando desejasse. Eu lembro seu sorriso largo, da sua vontade de viver, dos seus olhos azuis, do seu abraço apertado, de tudo que com muito orgulho me ensinastes.
Acordo toda manhã e quando saio de casa olho pro céu azul, pro sol tão fortemente brilhando, pras pessoas indo pro seus lugares de destino, pra aquele barulho típico de oito horas, sineta de escola, barulho de carro, conversas e mais conversas.
A vida parece até então passar tranquilamente, só que eu não percebo que amanhã será a mesma coisa, depois também e assim por diante. Os meus dias estão passando cada vez mais rápido e eu ainda cheia de dúvidas, desejos e incertezas, desejo desesperadamente tê-lo novamente aqui.
Sinto tanta sua falta meu herói, sinto saudade do almoço dos finais de semana, dos natais com a família completa distribuindo risos e alegrias, sinto falta das suas piadas, do seu humor raramente encontrado, sinto falta de tê-lo aqui pra ver o quanto eu mudei, ter orgulho de mim, ver a mulher que eu me tornei. Sinto falta das suas brincadeiras, de ver o senhor feliz ao lado de seu casal de netos. Ah meu vôzinho, eu sinto tanto sua partida, eu compreendo que tenha chegado a sua hora, mas não entendo o porque de não ter mais a minha vida de antes.
Esses dias o senhor apareceu em meus sonhos, depois de meses. Lembro que eu suplicava a Deus, para que eu morresse primeiro de que todos que eu amo. Deus disse que poderia atender o meu pedido. Algum tempo se passou e eu voltei a falar com Ele, só que agora cobrando o porquê Dele ter prometido algo e não ter cumprido e tê-lo tirado de mim. Deus me olhou e disse:
 - Seu avô alguns meses atrás, fez um pedido a mim também, não foi igual ao seu, mas ele me pediu: “Senhor Deus, já tive tudo que eu quis nessa vida, construí minha família, fui um homem digno e respeitado, tive meus três filhos e criei-os com muito amor e orgulho. Tenho uma companheira que me respeita e é respeitada acima de tudo. Tenho amigos que levarei pra sempre em minhas melhores lembranças. Tive perdas inevitáveis, como os meus pais e irmãos que eu jamais imaginei partirem antes de mim. Passei por muitas dificuldades e minha saúde não está sendo das melhores. Tenho minha vida tranqüila e tudo que pedi ao termino de minha existência. Hoje estou forte pra perder tudo e todos, menos os dois últimos anjos que o senhor mandou a terra pra alegrar meus dias. Por isso Senhor Deus, estou aqui hoje, pra pedir que não me faça sentir a perda de meus netos, eu suporto qualquer dor, até mesmo a da morte, mas não deixe minha vida sem eles. De onde eu estiver, darei força pra que eles vivam sem mim e se recorde daquele que sempre irá os amar.”.
Acordei afogada em lágrimas e sem mais coragem de pedir algo pra Deus. Naquele dia eu entendi o porquê sua partida era tão recente ainda e porque em minha alma eu ainda o tinha aqui perto.
Hoje os dias pra mim passam como uma obrigação, na qual eu sei que essa dor irá se repetir. Vivo cada instante ao máximo sendo feliz da minha maneira e fazendo as coisas corretas a meu ver, não ligo para o que os outros vão pensar de mim, e não deixo ninguém comandar minha vida.
Hoje vô eu não sou mais aquela garotinha que o senhor fazia café da manhã e jogava cartas todas as noites. Hoje vô eu sou uma mulher formada, que trabalha que tem planos pro futuro e só sente muito que o senhor não esteja aqui pra compartilhar comigo minhas realizações.
Mas eu sinto sua presença constante e sempre peço em meus pedidos diários que o senhor não vá pra mais longe e me deixe aqui sem rumo. Não importa vô se você não conseguiu estar ao meu lado fisicamente quando eu desejei o que importa que tudo que eu sou hoje, agradeço muito ao senhor por ter me ensinado a viver.
“Nem o céu e a terra separaram, nem o ciclo da vida mudará,
Nem as pessoas acabaram, nem o tempo apagará,
Essa minha forma de amá-lo.”


Com infinita saudade, sua neta Juliane.






Palavras dedicadas a Ayr Lima da Silva, meu eterno vôzinho.
Comentários
17 Comentários

17 comentários:

  1. Belíssimo texto, bem escrito, e com um forte sentimento de saudade. Embora posso perceber também um certo sentimento de certeza, e expectativa de um reencontro.

    Muito Legal


    Acessa la

    www.piolhodecinema.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa texto forte, com sentimento e muito bem escrito, parabéns!
    Mas você esta certa, nada mudará seus sentimentos pelas que você ama... Saudades é um sentimento inevitável, mas precisamos sentir saudades pra perceber o quanto amamos as pessoas a nossa volta.
    Parabéns novamente foi muito, muito bem escrito!

    ResponderExcluir
  3. Nem sei o que dizer, me bateu uma tristeza agora. Que carta linda, que realidade de sentimentos. Sério, amar alguém assim é maravilhoso. Ter alguém a que se agarrar, alguém que te proteja, como o seu herói, seu avô, e perdê-lo, já que todos nós perdemos uns aos outros, é algo realmente triste, mas ainda vivemos, verdade? Parabéns e boa sorte no bloìnquês. ;*

    ResponderExcluir
  4. Porra!! Q baita homenagem!! Muito mais q parabens!!

    Meus 4 avós se foram, e só eu sei como me fazem falta. Tempos de conversas, orações, aprendizados, etc.

    Muito justa homenagem!!

    Bjss

    ResponderExcluir
  5. Eu creio que seu avó, esteja onde estiver, ele está muito feliz com essa demonstração do mais puro afeto que vc deu com essa "carta".
    Seu ato alerta a todas as pessoas que virem lê-la de que as pessoas não estarão sempre conosco e que nós devemos aproveitar o máximo esse tempo, essa chance, de ter e demonstrar carinho, de aprender, de construir relações fortes, experiências marcantes e bonitas lembranças. Ale´m de ser uma linda homenagem, vc deu uma lição de vida Juliane. Nós sabemos que as pessoas não vivem pra sempre, mas fazemos questão de agir como se isso fosse verdade e deixamos passar bons momentos com quem amamos.
    __
    http://coracaoonline.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Senti muita Nostalgia...
    não convivi muito com o meu avô, o que não vem ao caso q- , enfim, muito bom o texto/carta , :c

    ResponderExcluir
  7. Pq os avós se vão?
    Meus 2 avôs já se foram, e a saudade...

    Ainda tenho uma avó, muito muito querida... Só de pensar que a cada dia que passa fico mais próxima de perdê-la também... :(

    ResponderExcluir
  8. A vida é a sim. AS vezes sentimos a falta da pessoa bem depois.

    Também senti isso com ambas as minhas avós.

    Senti isso com outras relações também.

    A vida é linda mas é dura

    ResponderExcluir
  9. Segundo texto de morte e saudade que leio hoje. =(

    Meu avó já se foi... chega a hora que a gente entende, que tem coisas e perdas que precisam e vão acontecer. E acabamos por nos acostumar. Afinal, e só o que nos resta.
    A saudade é eternar, mas o amor é propocional.

    Belo texto.
    Parabéns.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Fazem 11 anos que minha avó se foi, eu tinha apenas 7 anos, ainda sinto muito a falta dela. Saudade é horrivel mesmo. Beijo

    ResponderExcluir
  11. Bom sou como você tenho saudades de meu avô,mas sinto um aperto por nunca ter dito pra ele o quanto eu o adimirava.

    ResponderExcluir
  12. Nem com todo meu humor peculiar, deu para segurar emoção...parabéns...
    Estou seguindo...

    http://comentariosdoedu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Que linda homenagem! Fiquei até emocionada! Também possuía uma ligação muito forte com, no meu caso, minha avó... Conheço bem esta sensação!

    Lindo demais!


    ;D

    ResponderExcluir
  14. Lindíssimo texto. Mais lindo ainda é esse seu amor que você sente pelo seu avô. Certamente, onde ele estiver, ele está sorrindo de felicidade.

    ResponderExcluir
  15. também sinto saudade deste herói ju.beijão.

    ResponderExcluir
  16. Nossa Ju, tô chorando aqui. No pedido dele foi a parte que mais chorei, tocou meu coração. Quanto amor, quanta saudade. A força das tuas palavras entram nos corações e tras toda essa emoção. Minha vó e meu vô sempre dizem que querem morrer antes dos filhos e dos netos.. Mas ao mesmo tempo o sei que eu queria partir antes, porque sei que não vou aguentar perde-los. É complexo, é coisa de sentimentos que não há como explicar. Tenho medo de perder-los porque são minha base, minha força, meus pais.. eles que me criaram. Minha vó é uma mãe, como dizem mãe duas vezes,, meu exemplo, meu maior amor, meu vô é o homem da minha vida, pra mim que nunca tive pai, ele foi o tudo.
    Amor tanto de avó e de avô são especiais, únicos e verdadeiros por isso tento aproveitar ao máximo a vida dos meus. Belas palavras, bela forma de demonstrar esse amor.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo.
Mas não esqueça, aceito suas palavras se você aceitar as minhas.

Att. Juliane Bastos


Designer por Juliane Bastos e Pâmella Ferracini exclusivamente aos 3 anos do blog.